quinta-feira, 14 de junho de 2012


QUEM CANTA
ALEGRA...
QUEM CANTA
ENSINA..
QUEM CANTA
APRENDE...

Objetivos do projeto: As atividades inseridas nesse projeto têm por finalidade  servirem de apoio para aquelas crianças que ainda não escrevem alfabeticamente avançarem em suas hipóteses de escrita; assim como , desenvolver o gosto pela leitura, tornando-as leitoras autônomas e críticas.
         A troca entre alunos contribuirá para o desenvolvimento linguístico de todos, além de propiciar a integração entre diferentes pontos de vista.


PRODUÇÃO DE TEXTO: ESCRITA COM LETRAS MÓVEIS DA CANTIGA
 “ O SAPO NÃO LAVA O PÉ”
                                              
Alunos reescrevendo a cantiga com letras móveis





A cantiga reescrita



PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR TEXTO CONHECIDO:
“ SE ESSA RUA FOSSE MINHA”




    
                                                                
  


PINTURA DOS BARBANTES PARA RECHEAR A RUA
  




MOMENTO DE PRODUÇÃO  ESCRITA






















EXPOSIÇÃO DA CANTIGA PRODUZIDA PELA CLASSE A PARTIR DE TEXTO CONHECIDO







COMENTÁRIOS SOBRE O PROJETO: O INÍCIO DE UM 2º ANO É SEMPRE ALGO SURPREENDENTE QUANTO AO QUE VAMOS ENCONTRAR COM RELAÇÃO AOS NÍVEIS DE CONHECIMENTO QUE CADA CRIANÇA POSSUI; É UMA MESCLA DE HIPÓTESES E CONFLITOS QUE REQUEREM ATENÇÃO E EMPENHO POR PARTE DO PROFESSOR PARA QUE SEJA PROMOVIDO O AVANÇO PARA TODOS. E FOI ISSO QUE OCORREU COM ESTA CLASSE: ALUNOS MUITO BEM QUANTO AO PROCESSO ALFABÉTICO E OUTROS AINDA ” ENGATINHANDO” NO PROCESSO  DE ESCRITA.
            AS PROPOSTAS DESSE PROJETO PROPORCIONAM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM BEM ADEQUADAS PARA ESTE NÍVEL EM QUE ELES SE ENCONTRAM: ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE LISTAS, REESCRITAS, PRODUÇÃO DE TEXTOS DO MESMO GÊNERO QUE OS LIDOS E  LEITURAS ( MESMO QUE PSEUDO).
            O TEMA DO PROJETO FACILITA BASTANTE, POIS DESDE MUITO CEDO AS CRIANÇAS TÊM CONTATO COM ESTES TIPOS DE TEXTO, MESMO QUE SOMENTE NA ORALIDADE.
            AS PRODUÇÕES DESENVOLVIDAS FICARAM BEM “ A CARA DELES”, E AS INTERVENÇÕES QUANTO À PARTE ARTÍSTICA TAMBÉM DESPERTAM MUITO INTERESSE EM TODOS. AS AULAS SE TORNAM DESCONTRAÍDAS E AO MESMO TEMPO CHEIAS DE SIGNIFICADO.
            FOI UM TRABALHO PRAZEROSO E COM CERTEZA HOUVE CRESCIMENTO NA ÁREA DE LINGUAGEM E QUE SERÁ TRANSFERIDO PARA AS OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO.
LUCIANA FERNANDES GASPARINI
2º ANO G

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...