quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Formação de professoras em Informática







Professoras de toda a Rede Municipal de Mococa participaram de oficinas de formação para o uso das novas tecnologias em sala de aula ou como facilitadoras para o trabalho docente. As oficinas foram ministradas pela coordenadora da EMEB "Profª Vera Sandoval Meirelles", Alessandra Vaz de Souza Dias e enfocaram o uso do Power Point e Data Show.

Visita a Casa da Cultura

           Os alunos dos 1º anos da nossa escola visitaram a Casa da Cultura como fechamento do projeto de Arte sobre o mocoquense Bruno Giorgi. Após diversos estudos em sala de aula, como apreciação e releitura de obras, conhecimento da biografia do artista, os alunos puderam aprender ainda mais nessa visita, monitorada por guias da Casa da Cultura. Puderam ver e ouvir novas histórias curiosas sobre diversas esculturas do artista e posar frente a obra mais famosa e querida pela turma: A Mulher de Mococa. 













Professoras participam de formação em Matemática

Durante todo o ano letivo, várias professoras da escola participaram de oficinas para o trabalho com Matemática, ministradas por Fernanda Maria de Oliveira Costa, que recebeu formação da Escola da Vila, em São Paulo. Foram diversos temas para auxiliar na melhoria da qualidade do ensino da Matemática, abordando conteúdos de Sistema de Numeração Decimal, Campos Aditivo e Multiplicativo.



II FESTIVAL DE ATLETISMO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS


A Coordenação de Educação Física das Escolas Municipais criou, ano passado, um projeto ousado. Ousado porque envolve cerca de seis escolas da extensa rede de ensino de Mococa — são 25 escolas, entre Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Com isso, a movimentação entre diversos departamentos da Prefeitura é imensa: transporte escolar, Departamento de Esporte e Lazer, apoio da Guarda Municipal, da Saúde, Merenda Escolar etc. Nesta segunda edição, cerca de 320 alunos foram inscritos nas modalidades Arremesso de Pelota, Salto em Distância e Corrida de 50 metros. O Coordenador, Héber acredita que o esporte é fundamental tanto para congregar as escolas quanto para motivar o aluno para a prática de algum esporte, possibilitando uma vida mais saudável e feliz. 
Esteve presente o Prefeito Municipal, Toni Naufel, e a Coordenadora Geral, Maria Ondina Niero Naufel, além da Coordenadora Geral do Projeto Ler e Escrever, Ana Cláudia Geraldo.
Nossa escola participou e trouxe muitas medalhas. Confira alguns cliques do evento.

Texto e fotos: do site www.educamococa.com.br









Professor Ronei (Educação Física), Ana Cláudia Geraldo (Coordenadora do Ler e Escrever) com a turma da escola


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sequência didática: produção e destino do lixo - 4º anos


          Os alunos dos 4º anos desenvolveram no último semestre a sequência didática  “Produção e Destino do Lixo”.  Como sabemos, nas duas últimas décadas vem crescendo a preocupação com a conservação do meio ambiente. Já é consenso que ações de preservação são fundamentais para garantir um futuro para a vida na Terra. Colocar em discussão esse tema possibilita a educação da criança para a preservação do meio ambiente no sentido de favorecer o desenvolvimento de ações que estimulem o protagonismo infantil para que haja uma atuação de intervenção na comunidade escolar e, quiçá, em outras situações sociais mais amplas.









          Esta sequência envolveu a leitura de textos jornalísticos e de divulgação científica, além de produção de resumos ou esquemas. Os alunos puderam acompanhar a separação do lixo, através da visita a um “catador” de reciclagem, verificando como o correto destino e reaproveitamento do lixo é muito importante.


Dica para os pais de filhos com TDAH


      Educar um filho com TDAH não é tarefa das mais simples. Paciência, firmeza e disciplina são algumas das características que quem convive com o portador de TDAH precisa ter. Além de seguir com comprometimento o tratamento prescrito pelo médico, há algumas dicas simples que podem tornar a vida dos pais e da criança mais sadia e feliz.
1) O comportamento dos pais não é a causa do TDAH, mas pode agravá-lo. Um lar estruturado, com harmonia e carinho, é importante para qualquer criança, e indispensável para as portadoras de TDAH, que precisam de bastante suporte para superar suas dificuldades.
2) A casa precisa ter regras claras e que sejam seguidas por todos. Os pais atuam como modelos para os filhos, portanto, devem agir como gostariam que ele agisse. Só assim a criança terá parâmetros de comportamento bem definidos e saberá o que é exigido dela.
3) Elogie, elogie, elogie. É sempre melhor dar atenção aos bons comportamentos do que punir sempre que algo indesejável acontece. Não espere pelo comportamento perfeito, valorize pequenos passos alcançados. Lembre-se que ela está sempre tentando corresponder às expectativas, mas às vezes não consegue. Crianças portadoras de TDAH tendem a ser muito criticadas, rotuladas de bagunceiras, e desobedientes e podem se sentir frustradas por não conseguir corresponder às expectativas dos adultos. Ofereça atenção e carinho ao seu filho.
4) A dica número 3 não é sinônimo de permissividade. Dar carinho e atenção não significa deixar de educar com firmeza, impondo limites quando necessário. A criança precisa aprender a cumprir regras e o respeito a elas deve ser exigido.
Leia sobre o assunto para entender o que se passa com seu filho e qual a melhor maneira de ajudá-lo. Compreenda as suas limitações, não exija demais dele, e invista em suas potencialidades. O psiquiatra, o neurologista e o psicólogo especializados em TDAH são sempre a melhor fonte para recomendar livros, textos e sites relacionados.

O mundo dos contos de fadas


Uma sequência didática de contos de fadas foi desenvolvida no 2º ano, por propiciar boas situações de escrita referentes à fase de desenvolvimento em que as crianças se encontram: ALFABETIZAÇÃO. Nesse ponto do processo ensino-aprendizagem, uma boa parte parte da classe já se encontra alfabética, mas algumas crianças ainda permeiam por hipóteses alternadas; sendo assim, as atividades envolvidas na sequência, auxiliarão na aquisição e aprimoramento  do código escrito convencional.
        O tema é envolvente e desperta a imaginação de todos, deixando o clima de aprendizagem cada vez mais prazeroso.
        De forma lúdica e descontraída, as crianças participam de situações de leitura e escrita colocando em evidência todas as suas hipóteses e crescendo em seus conhecimentos linguísticos.
        O grande objetivo se torna atingido quando o aluno se arrisca a registrar e argumentar com seus iguais sobre suas ideias. As atividades artísticas que também fazem parte do projeto despertam o interesse de todos e deixa o estudo com um visual agradável e prazeroso.

Alunos reescrevem o conto

Os 2º anos foram ao Teatro Municipal assistir a apresentação da peça "Pinóquio"

Escrita com letras móveis





A bruxa visitou a turma para contar histórias










Profª Luciana Fernandes Gasparini - 2º ano G

terça-feira, 4 de setembro de 2012

3º ANOS VISITAM AQUÁRIO DE SÃO PAULO




















Como fechamento do Projeto "Animais do Fundo do Mar", os alunos dos 3º anos da nossa escola fizeram uma visita ao Aquário de São Paulo. Após lerem muitos textos e realizarem muitas atividades em sala, ver bem de perto tudo aquilo que foi estudado foi de grande significado para a turma.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...